Residência Base 2025

Residência Base 2025

Entre 09 e 16 de Setembro

Entre 09 e 16 de Setembro

O projeto

Imersão e diálogoem meio a natureza

Imersão e diálogo em meio a natureza

A RESIDÊNCIA BASE FILMES é um programa para desenvolvimento de roteiros

cinematográficos que oferece uma semana de imersão em um local inspirador, em

meio à natureza, sem custos aos participantes. A experiência visa potencializar os

projetos de novos talentos, através do diálogo entre roteiristas, rodas de

conversas com convidados e consultoria individual especializada.


Surgiu em 2013, a partir da inspiração dos realizadores Esmir Filho, Mariana

Bastos e Thereza Menezes em residências artísticas internacionais. Em 2019,

iniciou a parceria com o produtor Fernando Sapelli. Teve sua 5ª edição em agosto

de 2024.


A Base Filmes abre as portas da Pousada Fazenda Maristela (Tremembé) para

roteiristas com projetos de longa metragem, que estejam desenvolvendo seu

primeiro ou segundo filme.

A RESIDÊNCIA BASE FILMES é um programa para desenvolvimento de roteiros cinematográficos que oferece uma semana de imersão em u local inspirador, em meio à natureza, sem custos aos participantes. A experiência visa potencializar os

projetos de novos talentos, através do diálogo entre roteiristas, rodas de conversas com convidados e consultoria individual especializada.


Surgiu em 2013, a partir da inspiração dos realizadores Esmir Filho, Mariana Bastos e Thereza Menezes em residências artísticas internacionais. Em 2019, iniciou a parceria com o produtor Fernando Sapelli. Teve sua 5ª edição em agosto

de 2024.


A Base Filmes abre as portas da Pousada Fazenda Maristela (Tremembé) para roteiristas com projetos de longa metragem, que estejam desenvolvendo seu primeiro ou segundo filme.

A RESIDÊNCIA BASE FILMES é um programa para desenvolvimento de roteiros cinematográficos que oferece uma semana de imersão em u local inspirador, em meio à natureza, sem custos aos participantes. A experiência visa potencializar os projetos de novos talentos, através do diálogo entre roteiristas, rodas de conversas com convidados e consultoria individual especializada.


Surgiu em 2013, a partir da inspiração dos realizadores Esmir Filho, Mariana Bastos e Thereza Menezes em residências artísticas internacionais. Em 2019, iniciou a parceria com o produtor Fernando Sapelli. Teve sua 5ª edição em agosto

de 2024.


A Base Filmes abre as portas da Pousada Fazenda Maristela (Tremembé) para roteiristas com projetos de longa metragem, que estejam desenvolvendo seu primeiro ou segundo filme.

Como funciona

Como funciona

Sete Projetos.Sete Dias.Infinitas idéias.

Sete Projetos.Sete Dias.Infinitas idéias.

Sete roteiros de longas metragens de fiçção em qualquer fase de desenvolvimento - do argumento ao último tratamento - serão selecionados por uma curadoria especializada.

Os roteiristas escolhidos participarão de um programa de imersão de sete dias, com hospedagem, alimentação e transporte terrestre entre São Paulo e a Pousada Fazenda Maristela (Tremembé/SP), providos pela Residência.

Cercados pela natureza, os participantes terão espaço para refletir e aprimorar suas narrativas. Cada projeto terá direito à consultoria individual, além de participarem de rodas de discussão em grupo. A residência também convida profissionais renomados do mercado para compartilhar suas experiências com os participantes.

Edições anteriores

Edições anteriores

O local

Fazenda Maristela

A Fazenda Maristela foi aberta no século XIX, pelo Barão de Lessa, para o cultivo do café.
 
Foi vendida em 1901 para a ordem dos monges trapistas, vindos da França que a batizaram de Fazenda Maristela. Em 1931, a fazenda iniciou o plantio de café, laranja e juta, além do arroz já cultivado pelo monges. A mesma família foi proprietária da Cinematográfica Maristela, companhia de cinema que floresceu no início dos anos 1950.
 
Numa arquitetura centenária, rodeada de mangueiras, jabuticabeiras, nascentes e animais silvestres, a Fazenda, hoje transformada em pousada, proporciona um ambiente inspirador para criação em meio a natureza. 

Quem somos

Esmir Filho

Esmir Filho

Seu último longa “Homem com H” alcançou mais de 650 mil espectadores no Brasil e tornou-se um dos filmes mais visto na Netflix nesse ano. Seu primeiro filme “Os Famosos e os Duendes Da Morte” (2009) venceu o Festival do Rio e esteve na Competição Oficial do Festival de Locarno e Berlim. Seu curta “Alguma Coisa Assim” (2006) ganhou melhor roteiro na Semana da Crítica do Festival de Cannes. “Saliva” (2007), também exibido em Cannes, foi o curta representante do Brasil na corrida pro Oscar. É coautor do hit “Tapa Na Pantera” que popularizou o canal YouTube no Brasil. Em 2018, lançou o longa “Alguma Coisa Assim”, Brasil-Alemanha, em co-direção com Mariana Bastos. Em 2020, lançou “Verlust”, Brasil-Uruguai em co-produção Globo Filmes. Na TV, foi criador e diretor geral dos programas “Viva Voz” , “Na Trilha da Canção” e “Calada Noite” com Sarah Oliveira no canal GNT, que atingiram mais de 12 milhões de telespectadores. Além disso, criou, escreveu e dirigiu a série Netflix “Boca a Boca” - que entrou no Top 10 da plataforma. 

Fernando Sapelli

Fernando Sapelli

ernando Sapelli é formado em Cinema e Novas Mídias pela Universidade da California, Santa Barbara. Em Los Angeles, trabalhou na produtora de Leonardo DiCaprio, Appian Way, e na Sony Pictures. Em 2014, fundou a Claraluz Filmes. Desde então, produziu longas-metragens como "Exodus - De Onde Eu Vim Não Existe Mais" (2016), dirigido por Hank Levine e lançado na Mostra de São Paulo; "Alguma Coisa Assim" (2017), dirigido por Esmir Filho e Mariana Bastos, que estreou no Festival do Rio e recebeu o prêmio de Melhor Montagem; "Raquel 1:1" (2022), também dirigido por Mariana Bastos, com estreia mundial no SXSW; "La Parle" (2022), coprodução Brasil-França com participação do Atelier du Cinéma de Claude Lelouch; "Telas" (2023), documentário dirigido por Leandro Goddinho selecionado para a Mostra e o Mix Festival; e "13 Sentimentos" (2024), comédia romântica dirigida por Daniel Ribeiro que estreia mundial no festival Frameline. Em 2020, lançou a série original da Netflix "Boca a Boca", como produtor pelo selo Fetiche Features.

Mariana Bastos

Mariana Bastos

Mariana Bastos é diretora e roteirista. Lançou seu segundo longa, Raquel 1:1 (2023), premiado em diversos festivais e único filme brasileiro com estreia mundial no SXSW. Co-dirigiu com Esmir Filho o longa Alguma Coisa Assim (2018), fruto do curta homônimo vencedor do Grand Prix na Semana da Crítica em Cannes. Dirigiu as séries As Seguidoras (Paramount+) e Santo Maldito (Disney+), além de projetos como o viral Tapa na Pantera. Assinou obras para Globo, Sony, GNT e TV Cultura. É fundadora da Residência Base e da Greenlight Audiovisual. Atualmente, desenvolve dois novos longas e o roteiro de Gezebel, primeiro longa de ficção de Fred Ouro Preto, produzido pela Capuri Filmes.

Thereza Menezes

Thereza Menezes

Thereza Menezers é formada em cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Em 2006, dirigiu o curta metragem documental "SABA", juntamente à Gregório Graziosi, que entrou na seleção do Cinefondation da 60a edição do Festival de Cannes. Em 2013, se associou ao cineasta Esmir Filho na produtora Saliva Shots e atuou como produtora executiva em diversos projetos, como nos programas “Viva Voz” (GNT), “Calada Noite”  (GNT) e “Nosso Amor A Gente Inventa” (Hysteria), todos com Sarah Oliveira. E nas duas temporadas de “Filosofia Pop”, com Márcia Tiburi, para o SescTV. Lançou, também, os longas metragens "Eu Nunca" (2015), de Kauê Telloli, "Alguma Coisa Assim" (2017), de Esmir Filho e Mariana Bastos, e “VERLUST” (2020) de Esmir Filho, com Andrea Beltrão e Marina Lima. Em 2020, produziu a série original da Netflix “Boca a Boca”, através de selo Fetiche Features. Em 2024, atuou como produtora executiva dos longas “13 Sentimentos, de Daniel Ribeiro e do documentário “Boy” de Michel Carvalho.

Produção

Apoio

Apoio

Institucional

Parceria

Gestão e

Produção

Realização